fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

ITDP Brasil no mês da mobilidade

Em setembro, mês da mobilidade urbana, diversas cidades do mundo promovem ações para repensar os modos de deslocamento e discutir as políticas públicas de ocupação, uso do solo e transportes. Nesse contexto, o ITDP Brasil participou e apoiou atividades que promoveram o debate sobre mobilidade como direito fundamental nas cidades, de modo que no futuro estejam o transportes e as oportunidades da vida urbana estejam ao alcance de todos, transformando nossas cidades em lugares melhores para se viver..

IMG_6221

Missão Técnica em Londres: Representantes do ITDP Brasil e do Ministério das Cidades realizaram uma missão técnica de capacitação em Londres, Inglaterra. O grupo conheceu e discutiu metodologias para formulação de Planos de Adaptação às Mudanças Climáticas, com ênfase em mobilidade urbana e transportes, na School of Geography and  The Environmental na Oxford University. Além disso, puderam fazer uma pequena imersão no UK Climate Impacts Programme (UKCIP), conheceram o trabalho do Transport Studies Unit e da UK Infrastructure Transitions Research Consortium. Na ocasião, foram apresentados estudos de casos sobre como alguns países tem avançado no planejamento e implementação desses planos de adaptação e resiliência urbana.

Na foto, a partir da esquerda: Diogo Santos, Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana (SEMOB / Ministério das Cidades); Clarisse Linke, ITDP Brasil; Daniel Oberling, ITDP Brasil; e Fernando Araldi, Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana (SEMOB / Ministério das Cidades), durante visita ao Department for Transport (Ministério dos Transportes Inglês) e Highways England (operador de transporte rodoviário estatal inglês), que apresentaram o Adaptation Report Power, plano obrigatório para adaptação às mudanças climáticas..

delegação_indiana

Visita Técnica de Delegação Indiana ao Brasil: O ITDP Brasil recebeu no país uma delegação indiana para uma visita técnica nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. O objetivo foi conhecer as experiências já implementadas relacionadas a transportes e mobilidade urbana, seus desafios e êxitos.

A delegação indiana foi composta de três integrantes do governo da cidade de Punjab, Índia, e um da empresa Urban Mass Transit Company, que auxilia  governos locais na implementação de sistemas de transporte.

O grupo percorreu trechos da nova infraestrutura cicloviária da capital paulista, utilizando o sistema público de bicicletas compartilhadas. No Rio de Janeiro e em Curitiba, conheceram de perto os corredores e centros de operação dos sistemas locais de BRTs, que foi criado no Brasil e que inspira diversas cidades ao redor do mundo.

.

Parking Day:  A intervenção proposta este ano, realizada pelo LabIT com apoio institucional do ITDP Brasil e do Studio-X Rio, foi a “Estação Árvore”, que ocupou durante um dia inteiro duas vagas de estacionamento público no bairro de Laranjeiras. Durante o período, os participantes puderam dar um volta pelo bairro em um riquixá elétrico. A atividade atraiu cerca de 70 pessoas.

.

oficina_biblioteca

A Criança e Sua Participação na Cidade: O ITDP Brasil participou do 2° Seminário: A criança e sua participação na cidade. Clarisse Linke foi a facilitadora da oficina sobre mobilidade com o tema: “Que cidade queremos?”. A atividade foi realizada na Biblioteca Parque, com coordenação do Centro de Criação da Imagem Popular (CECIP).

Foram realizadas diversas atividades simultâneas, como a contação de histórias e oficinas de integração com as crianças. Os participantes realizaram trabalhos lúdicos e discutiram sobre como promover ações para a construção de uma cidade mais adaptada para as crianças.

Os acompanhantes ajudaram as crianças em todas as tarefas e conduziram a elaboração de uma lista com propostas que serão reunidas em um relatório de recomendações para a construção de um território urbano pensado para os pequenos cidadãos.

Seminário “As novas tecnologias e as suas possibilidades na cidade”:  Evento promovido pelo InternetLAb no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB SP), teve participação do ITDP Brasil no painel “Políticas de mobilidade e novas tecnologias”.

5° Fórum Internacional de Mobilidade por Bicicleta (BiciRio): Evento promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, com a participação de ITDP Brasil na mesa “A participação da sociedade civil no desenvolvimento cicloviário da cidade”.

Encontro Internacional promovido pela Universidade Mackenzie: O evento teve ênfase em mobilidade urbana e contou com a participação do ITDP Brasil na mesa “Mobilidade, espaço, equidade e meio ambiente”.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content