fbpx

Publicações

Padrão de Qualidade BRT

Compartilhe essa publicação

Há alguns anos não havia entendimento sobre o conceito de BRT. A falta de um alinhamento entre planejadores e engenheiros fez com que, para cada novo corredor de BRT de alta qualidade, dezenas de outros corredores de ônibus fossem abertos e nomeados incorretamente de BRT.

Para garantir que esses sistemas sejam capazes de oferecer uma experiência mais uniforme aos seus usuários, além de benefícios econômicos e ambientais, o ITDP, em um esforço global com líderes da área de transportes, criou o Padrão de Qualidade de BRT, que estabelece uma definição comum dos sistemas de operação exclusiva em corredores de ônibus e reconhece os sistemas de BRT de mais alta qualidade implantados no mundo.

O Padrão de Qualidade BRT define critérios precisos que devem ser respeitados para que um corredor de transporte seja qualificado como BRT. O Padrão permite a avaliação de sistemas de BRT com base nas melhores práticas internacionais e a construção de um ranking, no qual os corredores de BRT são classificados segundo uma pontuação de 0 a 100. Os corredores de BRT de mais alta pontuação são classificados no ranking como ouro, prata, bronze e básico.

Na edição 2016 do Padrão de Qualidade BRT, foi dado maior peso à avaliação de aspectos operacionais e de segurança viária dos corredores. Os elementos da categoria BRT Básico, que são considerados essenciais para um corredor ser qualificado como BRT, foram complementados de forma a incorporar práticas recentes e tiveram suas diretrizes de pontuação revisadas para facilitar seu entendimento.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content