fbpx

Publicações

Infográfico PNT São Paulo

Compartilhe essa publicação

O ITDP Brasil e o WRI Brasil Cidades Sustentáveis apresentam o infográfico com dados do Índice PNT para a cidade de São Paulo. O PNT, da sigla para o termo original em inglês People Near Transit, é um indicador que mensura o percentual da população de uma cidade ou região metropolitana que reside em um raio de até 1 km de estações de sistemas de transporte público de média e alta capacidade.

Apesar de possuir a maior rede de transporte público do Brasil, apenas 25% da população de São Paulo vive próxima a uma estação de transporte público de qualidade. O infográfico mostra que a cidade tem um PNT muito baixo (25%) se comparada a outras metrópoles mundiais, a exemplo de Rio de Janeiro (47%), Cidade do México (48%), Pequim (60%), Nova Iorque (77%) e Paris (100%).

Para que as pessoas possam se deslocar com eficiência e conforto e estejam dispostas a reduzir o uso do automóvel, a cidade precisa oferecer uma vasta rede de transportes acessível e de qualidade. Se forem implementadas as metas previstas para o transporte público no Plano Diretor de São Paulo e no Programa de Corredores Metropolitanos (EMTU) para o ano de 2025, a cidade pode ter uma melhora considerável na garantia desse acesso. Cerca de 70% da população de São Paulo viverá a uma distância de até 1 km das estações de transporte público e a cidade terá um PNT próximo ao de algumas cidades conhecidas por sua extensa rede de transportes, como Nova Iorque.

Clique aqui para fazer o download do infográfico.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content