fbpx

Publicações

Guia Prático: Estacionamento e Políticas de Gerenciamento de Mobilidade (GDM) na América Latina

Compartilhe essa publicação

Publicação disponível em: Português

Este guia servirá de documento de apoio e instrumento de trabalho para as diferentes instituições governamentais, tomadores de decisões e responsáveis pela formulação e desenvolvimento de políticas e projetos de transporte e planejamento urbano.

.
Apresentando as condições atuais na América Latina com respeito às suas estratégias de gerenciamento da demanda, este guia analisa experiências e oferece diretrizes para melhorar essas condições. De maneira análoga, define os conceitos básicos do gerenciamento da demanda e as políticas pertinentes tanto em termos de gerenciamento como de estacionamento e apresenta a situação atual e as experiências com as medidas implementadas na região. O Estudo faz recomendações para uma boa implementação de políticas e medidas para administrar, de maneira eficiente, a demanda por deslocamentos em uma cidade. Também abrange os instrumentos que levam os usuários de automóveis particulares a reduzir a frequência e limitar os trajetos de menor distância. Além disso, apresenta os obstáculos à implementação de políticas de estacionamento eficazes.
 
O relatório apresenta uma visão segundo a qual a oferta de estacionamento deve ser gerida de maneira adequada (seja ela de qualquer tipo, na via ou fora dela, privada ou pública). A importância desse gerenciamento e controle nos distritos ou zonas é um aspecto transversal do relatório, o qual é complementado pelo uso adequado do solo em vista dos custos de oportunidade. Com base nessas recomendações e no relatório em geral, são traçadas diretrizes básicas para procurar entender as políticas de estacionamento na América Latina e agir em relação a elas de maneira adequada, a fim de evitar os problemas que outras cidades já enfrentaram e aprender com as boas práticas já existentes na região e fora dela.

[one_fourth_last padding=”0 0 0 20px”]

[/one_fourth_last]

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content