fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Oficina Espaço Público e Mobilidade: os desafios da Maré

equipe2

Nos dias 28 e 29 de janeiro, o Instituto Pereira Passos (IPP), o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), a Secretaria Nacional de Habitação (SNH/MCidades) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFRJ, Redes de Desenvolvimento da Maré e Observatório de Favelas realizaram em parceria a oficina “Espaço Público e Mobilidade: os desafios da Maré“.
.

A oficina estimulou os participantes a desenvolverem propostas de intervenção no bairro da Maré, formado por diferentes 16 comunidades e 130 mil moradores,  de forma a promover a mobilidade sustentável, maior convivência entre as pessoas e a dinamização econômica deste território.

.
Realizado na sede da Redes, os resultados da oficina podem apoiar projetos como o Territórios Inventivos da Maré, liderado pelas organizações Redes de Desenvolvimento da Maré e Observatório de Favelas, que busca transformar o território da Maré em um polo de cultura e educação, contribuindo para transformação da Avenida Brasil em um local de encontro entre pessoas de diferentes espaços da cidade.
.

Nesse sentido, a Av. Brasil tem um potencial para ser palco de uma grande transformação urbana na cidade do Rio. Uma das vias expressas mais emblemáticas da cidade do Rio, que hoje constitui uma cicatriz cortando bairros degradados na região suburbana da cidade, ela receberá o BRT TransBrasil, que irá se tornar um dos corredores de BRT de maior capacidade do mundo. 

A implementação deste corredor deve ser encarada como uma oportunidade para se redefinir o uso e a ocupação de todo o entorno da Avenida Brasil, promovendo o adesamento especialmente nas áreas próximas às estações, a requalificação dos espaços públicos, a priorização dos pedestres e ciclistas, o uso misto para reduzir a pendularidade dos deslocamentos casa-trabalho-casa, dentre outras princípios para um desenvolvimento urbano mais sustentável. Este pode ser um dos primeiros passos para que a Av. Brasil deixe de ser um espaço somente de passagem, e se torne, novamente, um espaço para se viver, trabalhar e se divertir.

.

SAM_2344 

SAM_2348

SAM_2356

A oficina reuniu um grupo de 50 pessoas, formado por pesquisadores, estudantes e técnicos que se reuniram com atores governamentais e comunitários para executar um diagnóstico de pontos para intervenção e propostas preliminares, alinhadas aos oito princípios do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS), identificando infraestrutura, instrumentos e regulamentação necessárias para implementação e uma metodologia replicável para outras áreas da Maré e da cidade do Rio de Janeiro. “Acreditamos que é fundamental fomentar o debate entre sociedade civil, acadêmicos e técnicos da Prefeitura do Rio sobre este novo corredor de BRT e a requalificação do seu entorno”, reforça Ana Nassar, diretora de programas do ITDP Brasil. 

.

parque mareOriginalmente uma extensão da Baixa do Sapateiro, por sua proximidade da Avenida Brasil, apresenta a densidade demográfica mais elevada do complexo, possui cerca de 4.000 domicílios, habitados por uma população estimada de 30.000 pessoas.

nova holandaFoi planejada e construída pelo poder público na década de 60. O seu projeto era regular, disposto sobre uma malha ortogonal, com casas em série, idênticas, erguidas em madeira com objetivo de ser utilizado como centro de habitação provisório.

rubens vazFormada a partir de 1951, possui hoje cerca de 1.200 domicílios e conta com um população estimada de 15.000 pessoas. Conta com comércio variado, terminal de ônibus, posto de saúde municipal e um Centro Integrado de Educação Pública.

parque uniaoFormada no final da década de 50, é considerada a área mais desenvolvida, com comércio de pequeno e médio porte, diversas creches e um Centro Integrado de Educação Pública. Sua população está estimada em 30.000 habitantes. 

“A realização da oficina foi importante para a identificação de oportunidades para a promoção do transporte sustentável e a melhoria do convívio social no contexto deste território”, explica Iuri Moura, gerente de projetos de desenvolvimento urbano do ITDP Brasil. “Para além de uma visão unicamente estigmatizadora, a oficina possibilitou perceber de que forma uma série de características comuns aos ambientes de favela no Rio de Janeiro contribuem diretamente e podem ser potencializadas para viabilizar o DOTS no desenvolvimento da cidade”, complementa.

A oficina foi realizada nas áreas abarcadas pelo Território Inventivo 1, área que compreende as regiões do Parque Maré, Nova Holanda, Rubens Vaz e Parque União. No primeiro dia, grupos de trabalho saíram a campo, guiados por um representante da região e acompanhados por um coordenador da atividade que conduziu uma visita técnica nas ruas da região. Na segunda etapa do dia, os participantes realizaram uma atividade colaborativa para analisar o material e reunir as observações coletadas. No segundo dia, com objetivo de apresentar as experiências preliminares, o material foi disponibilizado em painéis interativos para facilitar a interação e desenvolver novas propostas para cada rua, priorizando as oportunidade e limitações identificadas no campo.
.

“A oficina é uma atividade muito importante para potencializar as ações do poder público e aumentar a interação com todos os atores envolvidos”, destaca Luis Fernando Valverde, do Instituto Pereira Passos (IPP). “Foi um desafio reunir um grupo tão diversificado, com atores de diferentes setores da sociedade civil e do poder público. Isso fez com que a experiência fosse muito mais enriquecedora e amplia significativamente o alcance dos resultados”, complementou o técnico.

“A realização de uma oficina na Maré permite um olhar mais detalhado sobre a região, pois conta com a participação dos moradores e dos agentes locais. A escala humana é muito importante e possibilita uma visão com percepção mais apurada”, segundo Junia Santa Rosa, especialista em Ciências Sociais e Gestão Urbana e secretária-adjunta de Habitação do Ministério das Cidades, que veio ao Rio de Janeiro participar da oficina.

As informações captadas durante a oficina, serão consolidadas em um relatório contendo análise e recomendações para a implementação e acompanhamento da aplicação dos conceitos de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável na região.

 

Galeria de Imagens

.

.

Workshop de Planejamento Urbano no entorno da estação do BRT Transbrasil em Bonsucesso

Em dezembro de 2013, o ITDP Brasil realizou o Workshop de Planejamento Urbano em Bonsucesso, com o objetivo de discutir o conceito de Desenvolvimento Orientado ao Transporte no entorno da futura estação do BRT TransBrasil “Joana Nascimento”. Representantes da Prefeitura do Rio de Janeiro estiveram presentes, parte das equipes das Secretarias Municipais de Urbanismo, Transportes, Obras, Parcerias Público-Privados e Concessões, assim como a Secretaria Estadual de Transportes.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content