fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Ampliando o diálogo para expansão do transporte de média e alta capacidade

Muitas cidades em todo o mundo têm enfrentado dificuldades para expandir suas redes de transporte de média e alta capacidade em escala e ritmo que atendam ao crescimento das populações urbanas, ao desenvolvimento econômico e aos impactos das mudanças climáticas. Para aprofundar o conhecimento sobre alternativas que respondam a estes desafios, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy) iniciou em 2013 um amplo estudo global em nove países: África do Sul, Brasil, China, Colômbia, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia e México. Juntos, eles representam quase metade da população mundial, são os maiores emissores de gases de efeito estufa e respondem pela maior parte da economia e da infraestrutura no mundo.

.

No escopo do estudo global, o ITDP criou o indicador RTR (Rapid Transit to Resident), para avaliar o ritmo de crescimento da infraestrutura de transporte de média e alta capacidade em diferentes países. O RTR é calculado pela razão entre a extensão total da infraestrutura de transporte de média e alta capacidade e a população em aglomerações urbanas com mais de 500 mil habitantes, expresso em quilômetros existentes para cada um milhão de habitantes. De acordo com este indicador, em 2014, o Brasil dispôs de 10,7 km de transporte de média e alta capacidade para cada um milhão de residentes urbanos. Embora seja um avanço em relação aos 8,8 km/milhão de habitantes existentes em 1980, ainda é um acréscimo ínfimo se comparado às necessidades de mobilidade da população. Este ritmo de crescimento também é muito distante do da França, que se destaca entre todos os outros países analisados pelo ITDP por ter a maior rede de transporte de média e alta capacidade por residente e a maior taxa de crescimento de RTR no período. Além disso, está significativamente abaixo de países como a Colômbia e a Indonésia, que apesar de terem valores inferiores de PIB per capita que o Brasil, conseguiram alcançar um aumento expressivo em seu RTR nos últimos anos.
.

SAM_2348A equipe do ITDP Brasil tem desenvolvido esforço similar para identificar, documentar e disseminar políticas e práticas para a expansão dos investimentos em transporte de média e alta capacidade no país. Como parte destes esforços, em junho de 2015, o ITDP Brasil organizou o workshop Desafios e Oportunidades para Expansão do  Transporte de Alta Capacidade no Brasil. Estiveram presentes 24 participantes de diversas organizações de todo o país, que se reuniram para discutir como ampliar os investimentos em infraestrutura de transporte de média e alta capacidade de forma a atender as necessidades da população urbana até 2030.

.

Desde o workshop, o ITDP Brasil tem continuado o diálogo com seus parceiros – com destaque para WRI Brasil Cidades Sustentáveis, Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) e Movimento pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT), para identificação de soluções e possibilidades para tratar do tema e apoiar os governos em seus esforços em nível nacional e local. Como parte destes esforços, foram construídos posicionamentos sobre temas chave destacados no workshop. Abaixo estão disponíveis os posicionamentos, com o objetivo de ampliar ainda mais o debate sobre os desafios e oportunidades para expansão do transporte de média e alta capacidade, apontando possíveis soluções e caminhos para o futuro.

.

.

[one_half]

Estratégias para aumentar
a efetividade
 
dos investimentos federais
em infraestrutura de transporte urbano

[/one_half]

[one_half_last]

Estratégias locais para expandir
os investimentos
 
em infraestrutura
de transporte urbano

[/one_half_last]

 

 

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content