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Workshop Desafios e Oportunidades para Expansão do Transporte de Alta Capacidade no Brasil

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O ITDP Brasil promoveu no dia 19 de junho, em Brasília, o workshop Desafios e Oportunidades para Expansão do  Transporte de Alta Capacidade no Brasil. Estiveram presentes 24 participantes de diversas organizações e de todo o país, que se reuniram para discutir como expandir os investimentos em infraestrutura de transportes de média e alta capacidade de forma a atender as necessidades da população urbana até 2030.

Muitas cidades do mundo tem tido dificuldade em expandir suas redes de transporte de alta capacidade em escala e ritmo que atendam às crescentes populações urbanas, os desafios econômicos e os impactos das mudanças climáticas.

Para guiar as discussões do workshop, foram considerados três fatores-chave para a expansão do transporte de alta capacidade no país:.

Recursos Financeiros

Recursos provenientes de fontes públicas nas esferas federal, municipal e estadual, setor privado e outras fontes como empresas públicas e empresas de capital misto.

Mecanismos de Crédito 

Por meio de empréstimos concedidos por meio de bancos nacionais de desenvolvimento, agências de crédito para exportação ou títulos de dívida e organizações multilaterais.

Capacidade Técnica/Institucional

Instituições para coordenar processos políticos, estruturas de governança e jurídicas, instituições financeiras, de planejamento e implementação de projetos de sistemas de transportes.

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“Precisamos discutir quais oportunidades e desafios estão emergindo e que impactam a expansão do transporte de média/alta capacidade no Brasil. Para isso, é fundamental ouvir a opinião dos profissionais que vivenciam estes desafios e criar um espaço de diálogo e colaboração para começar a pensar numa agenda conjunta pra expandir a infraestrutura de transporte urbano das cidades brasileiras”.

Clarisse Linke, diretora-executiva do ITDP Brasil

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Em 2013, o ITDP iniciou uma pesquisa global para identificar, documentar e disseminar políticas e práticas para a expansão dos investimentos em transporte de alta capacidade realizados em nove países (África do Sul, Brasil, China, Colômbia, Estados Unidos, França, India, Indonésia e México). Foram analisados investimentos feitos em 127 projetos de sistemas de transporte urbanos, assim como informações sobre a capacidade técnica e institucional destes países, que juntos correspondem a, aproximadamente, metade da população mundial. Além disso, eles estão entre os principais emissores de gases de efeito estufa e apresentam toda uma diversidade de níveis de desenvolvimento econômico e de infraestrutura.

Como primeiro resultado desta pesquisa, o ITDP publicou em 2014 uma Avaliação Comparativa de Desempenho destes países usando o Indicador de Transporte de Alta Capacidade por Residente, o RTR ratio, definido pela razão entre a rede de transporte de alta capacidade existente (em kms) sobre a população urbana (superior a 500 mil habitantes).

Em 2015, o ITDP deu início a segunda etapa desta pesquisa e está desenvolvendo uma metodologia para estabelecer uma meta quantitativa de crescimento da rede de transporte de alta capacidade até 2030, com base nas necessidades da população e redução das emissões de gases de efeito estufa, ao mesmo tempo em que identifica as políticas públicas necessárias para cumprimento destas metas. Nesse contexto, no workshop Desafios e Oportunidades para Expansão do  Transporte de Alta Capacidade no Brasil o ITDP Brasil buscou analisar e discutir quais são os principais desafios e oportunidades para a expansão de transporte de média/alta capacidade no Brasil, fazendo um esforço inicial para definir metas quantitativas para mensurar e monitorar essa expansão, por meio de rodadas de debates e interação com os três subtemas propostos.

“Não há dúvidas de que o Brasil está avançando na expansão da sua infraestrutura de transporte de média e alta capacidade. A questão é o quanto ele ainda precisa avançar, pois a expansão ainda é insuficiente quando comparada ao passivo acumulado nas últimas décadas e nas necessidades da crescente população urbana das cidades brasileiras.” Colin K. Hughes, Diretor de Política Nacional e Avaliação de Projeto,  ITDP Global

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“A definição de uma meta quantitativa para a expansão da rede de transporte de média/alta capacidade do Brasil até 2030 pode apoiar os esforços do país na transição para uma mobilidade urbana mais sustentável. Esta meta deve ser definida com base nas necessidades de mobilidade da população e nos objetivos de redução das emissões de gases de efeito estufa.” Ana Nassar, Gerente de Políticas Públicas, ITDP Brasil

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“Para continuar avançando na promoção de sistemas de mobilidade mais sustentáveis, o Brasil precisa garantir a existência de fontes seguras e previsíveis de recursos, assim como fortalecer a capacidade dos entes federativos para planejamento, elaboração e implementação de projetos de transporte urbano.” Bernardo Serra, Coordenador de Políticas Públicas, ITDP Brasil

“Identificar os entraves nas esferas governamentais para a expansão dos sistemas metroferroviários, já que a lei de mobilidade é muito clara quando diz que o transporte público deve ser priorizado.” Nazareno Stanislau Affonso, Instituto da Mobilidade Sustentável e RUAVIVA

“Falta clareza sobre como o cenário macroeconômico dos próximos anos no Brasil vai afetar os investimentos em infraestrutura no transporte de alta capacidade nas médias e nas grandes cidades.” Renato Boareto, Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA)

“Minha maior curiosidade é ver o povo voltar pra rua e perguntar o que foi feito após os protestos de 2013; mesmo o Brasil se mobilizando violentamente, o pais ainda é visto no cenário internacional como sinônimo de congestionamentos.” Luis Antônio Lindau, Embarq Brasil

“É um encontro muito importante para trocar experiências, elaborar diagnósticos e refletir sobre soluções para destravar os investimentos em infraestrutura de transportes urbanos”. Frederico Valente, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

“Minha expectativa é a aproximação com as demais instituições para entender o ponto de vista dos demais atores sobre essas questões e como o Ipea pode somar e colaborar.” Ernesto GalindoInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

“Pretendo levar o conteúdo dessa discussão para nossos projetos e contratos, em especial, os projetos de PPPs. A parceria com o ITDP Brasil está só no início e promete ser muito frutífera.” Suelma Rosa, UNOPS/ONU (Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos)

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Para saber mais: As contribuições dos participantes colhidas durante o evento foram compiladas em um relatório, elaborado pelo ITDP Brasil, com a expectativa de que sirva como um ponto de partida para discussões sobre o tema, que culminem em políticas e programas que resultem na expansão da rede de transporte de alta capacidade para atender às necessidades da população urbana no país.
Faça aqui o download do relatório.

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