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Nova publicação analisa investimentos em sistemas de transportes no Brasil

Muitas cidades em todo o mundo têm enfrentado dificuldades para expandir suas redes de transporte de média e alta capacidade em escala e ritmo que atendam ao crescimento das populações urbanas, ao desenvolvimento econômico e aos impactos das mudanças climáticas.

Para aprofundar o conhecimento sobre alternativas que respondam a estes desafios, o ITDP iniciou em 2013 um amplo estudo global em nove países: África do Sul, Brasil, China, Colômbia, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia e México.

Juntos, eles representam quase metade da população mundial, são os maiores emissores de gases de efeito estufa e respondem pela maior parte da economia e da infraestrutura mundiais. A partir dos resultados desse estudo, é possível afirmar que os países que expandem suas redes de transporte de média e alta capacidade mais rapidamente possuem uma combinação de alto grau de investimentos per capita em infraestrutura com boa relação custo-efetividade, boa oferta de instrumentos de financiamento por meio de dívida e alta capacidade técnica e institucional para planejamento e gestão.

Os resultados para o Brasil apontam entre 2001 a 2014 o país avançou no desenvolvimento de políticas públicas para o setor e aumentou de forma considerável os investimentos para promoção de padrões de mobilidade urbana mais sustentáveis. No entanto, a rede de transporte existente ainda é insuficiente quando comparada ao passivo acumulado nas últimas décadas e às necessidades da população urbana no país.

No escopo do estudo global, o ITDP criou o indicador de transporte de média e alta capacidade por residente ou RTR (da sigla em inglês Rapid Transit to Resident), para avaliar o ritmo de crescimento da infraestrutura de transporte de média e alta capacidade em diferentes países. O RTR é calculado pela razão entre a extensão total da infraestrutura de transporte de média e alta capacidade e a população em aglomerações urbanas com mais de 500 mil habitantes, expresso em quilômetros existentes para cada um milhão de habitantes.

De acordo com este indicador, em 2014 o Brasil dispôs de 10,7 km de transporte de média e alta capacidade para cada um milhão de residentes urbanos. Embora seja um avanço em relação aos 8,8 km/milhão de habitantes existentes em 1980, ainda é um acréscimo ínfimo se comparado às necessidades de mobilidade da população. Este ritmo de crescimento também é muito distante do da França, que se destaca entre todos os outros países analisados pelo ITDP por ter a maior rede de transporte de média e alta capacidade por residente e a maior taxa de crescimento de RTR no período.

Além disso, está significativamente abaixo de países como a Colômbia e a Indonésia, que apesar de terem valores inferiores de PIB per capita que o Brasil, conseguiram alcançar um aumento expressivo em seu RTR nos últimos anos. Desde 2012, em parte graças a políticas públicas implementadas pelo governo federal, o Brasil aumentou sua oferta de transporte de média e alta capacidade em ritmo superior ao crescimento urbano e, levando em consideração a carteira de projetos anunciada, espera-se que continue assim pelo menos até o final de 2016..

De acordo com estimativas do ITDP, para o crescimento necessário do RTR no Brasil será preciso expandir a rede nacional de transporte de média e alta capacidade em 1.975 km até 2030. Para alcançar esta meta, o país terá que construir em média 132 km por ano de 2016 a 2030, em aglomerações urbanas com mais de 500 mil habitantes. Embora ambiciosa, esta meta corresponde ao crescimento anual do transporte de média e alta capacidade observado no país entre 2013 a 2014. Portanto, o desafio do Brasil será aprimorar as suas estratégias de planejamento e financiamento da infraestrutura de transporte urbano de média e alta capacidade para manter o recente aumento do RTR. Saiba mais.

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a realidade brasileira, o ITDP Basil lança a publicação Desafios e oportunidades para a expansão do transporte de média e alta capacidade do Brasil.

Foram analisadas informações referentes aos custos totais dos projetos, extensão dos corredores e/ou infraestruturas dos sistemas, fontes e volumes de recursos financeiros de uma amostra constituída por 15 projetos de transporte de média e alta capacidade em desenvolvimento ou implementados recentemente em cidades brasileiras.

A partir dos resultados obtidos da análise do contexto brasileiro e do levantamento de boas práticas internacionais, o ITDP Brasil elaborou recomendações para direcionar e aprimorar políticas públicas, investimentos, financiamento, capacidades técnica e institucional para implementação de projetos de transporte de média e alta capacidade.

Este texto é o primeiro de uma série de quatro artigos (leia aqui o segundo) que exploram mais detalhadamente os principais pontos da pesquisa que deu origem ao estudo ao lado, publicado em março de 2016 pelo ITDP Brasil, e intitulado “Desafios e oportunidades para a expansão do transporte de média e alta capacidade do Brasil“.  

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Saiba mais:

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ITDP cria o indicador RTR, para avaliar o crescimento da infraestrutura de transporte nas cidades

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Ampliando o diálogo sobre expansão do transporte de média e alta capacidade no Brasil

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Estratégias para aumentar a efetividade dos investimentos federais em infraestrutura de transporte urbano

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Estratégias locais para expandir os investimentos em infraestrutura de transporte urbano

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Workshop sobre recursos financeiros, mecanismos de crédito, capacidade técnica e institucional para expansão do transporte no país

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Relatório “Desafios e Oportunidades para Expansão do  Transporte de Alta Capacidade no Brasil”

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Cenários globais para uma mobilidade mais sustentável

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ITDP Brasil lança o indicador PNT (People Near Transit)

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