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São Miguel mais humana: rua para todos

São Miguel Paulista, bairro na zona leste de São Paulo, recebeu no sábado 19 de novembro uma intervenção urbana temporária na Praça Getúlio Vargas Filho – que atualmente funciona como uma rotatória. A intervenção foi parte do projeto de requalificação urbana e segurança viária para a Área 40 de São Miguel e foram promovidas diversas atividades que transformaram o local, durante um dia, em área de convivência e lazer para a população.

O projeto que está sendo desenvolvido para a Área 40 visa aumentar a segurança dos pedestres na avenida Marechal Tito e no seu entorno. Esta via registrou o maior número de atropelamento fatais em São Paulo em 2014, com 11 mortos. Em São Miguel Paulista há um intenso fluxo de transporte coletivo, transporte de cargas e veículos particulares que disputam espaço com o elevado número de pedestres, atraídos principalmente pela vivacidade do comércio local.

A preparação para a intervenção na Praça Getúlio Vargas Filho começou no dia 19 de novembro (sábado) cedo.

A intervenção do último sábado simulou o novo desenho viário que está sendo proposto para a Praça Getúlio Vargas, permitindo que a circulação de pedestres existente entre a Rua Miguel Angelo Lapena e a Avenida Arlindo Colaço seja feita de forma contínua e segura, sem conflito com automóveis e ônibus. A intervenção permitiu visualizar na prática um desenho viário mais inclusivo e seguro para os pedestres, além de mostrar que a alteração na circulação e a redução da largura da pista não causam piora no tráfego de veículos, ao contrário, ordenam e permitem a convivência pacífica entre os diferentes usuários das vias.

O espaço criado com o novo desenho foi ocupado com equipamentos de lazer e estar para a população, como cadeiras e guarda-sóis, vasos de plantas, mesa de ping pong, espaços para atividades com crianças e área para recepção e comunicação do projeto. Além disso, um palco com atrações culturais atraiu moradores e visitantes durante todo o dia.

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Praça Getúlio Vargas Filho recebeu mobiliário e pintura de piso para o evento “São Miguel Mais Humana: Rua para Todos”

A Praça Getúlio Vargas Filho deixou de ser um cruzamento rápido e perigoso para tornar-se um local tranquilo e fácil de cruzar pelos pedestres. Para além disso, foi possível observar uma mudança no comportamento dos motoristas, que reduziram a velocidade e permitiram a travessia dos pedestres nas áreas demarcadas. A redução da velocidade e intervenções simples de desenho viário – que podem ser feitas com pintura no piso – resultam em maior segurança ao pedestre e representam um tipo de mudança que torna os espaços mais atraentes para viver, circular, fazer compras ou passear, estimulando o desenvolvimento local.

Ilustração mostra a proposta de redesenho do entorno da praça Getúlio Vargas Filho

Um bom desenho de rua induz a um comportamento adequado e melhora a visibilidade de todos os usuários. É preciso que o desenho das ruas e espaços públicos protejam a vida das pessoas, e intervenções temporárias representam uma ferramenta para testar novos projetos com foco na convivência pacífica no trânsito e na construção de cidades mais humanas.

A Área 40 é uma medida da Prefeitura de São Paulo e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP) de redução de velocidades para melhorar a segurança de pedestres e ciclistas, reduzir acidentes e promover a convivência pacífica no trânsito. A ação São Miguel Mais Humana: Rua para Todos faz parte do projeto de requalificação urbana e segurança viária para a Área 40 de São Miguel, no âmbito da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito, com projeto urbano desenvolvido pela 23 Sul Arquitetura. A produção do evento foi realizada em conjunto com: MobiLab, CET-SP, Vital Strategies, Nacto – Global Designing Cities Initiative, ITDP Brasil e Citi Foundation. Também colaboram ANTP, Bijari, Cidade Ativa, Jovens Brasil, Pingpoint, Red Ocara, Scipopulis e Urb-I. 

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