fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Santiago, no Chile, é a vencedora do Sustainable Transport Award (STA) 2017

Revitalização do Centro Histórico de Santiago


Santiago, capital do Chile, foi a grande vencedora última edição do
Sustainable Transport Award (STA). Curitiba, capital do Paraná, Brasil, e Windhouek, capital da Namíbia, receberam menção honrosa e concorreram com as finalistas Dubai (Emirados Árabes), Joanesburgo (África do Sul) e Bucheon (Coréia do Sul).

Com aproximadamente cinco milhões de habitantes e mais de sete milhões de pessoas vivendo na região metropolitana, Santiago inaugurou em 2006 o Transantiago, um eficiente sistema de corredores de ônibus. Além disso, a cidade investiu nos últimos anos em melhorias na infraestrutura para pedestres e ciclistas, afirmando-se como referência em boas práticas para as demais cidades da América Latina.

Praça das Armas e a revitalização da Av. principal

“Recebemos muitas indicações interessantes este ano, mas Santiago se destacou pela quantidade de realizações, demonstrando que está focada na promoção de melhorias para o deslocamento a pé,” declarou Michael Kodransky, presidente da comissão julgadora do STA Award 2017.

Com um investimento de 2,2 milhões de dólares, ruas foram repavimentadas, a iluminação foi melhorada, novas árvores foram plantadas e vagas de estacionamento removidas. A Rua Aillvilú, onde está o mercado central, passou por um processo de revitalização, transformando-se um oásis para o pedestre, e a rua Placer, que tem um dos maiores fluxos de pedestres por conta do comércio popular, foi totalmente aberta para pessoas nos finais de semana.

“Estamos orgulhosos deste reconhecimento para Santiago, mas é certamente um trabalho que envolve todas as regiões. É um trabalho realizado em parceria com o Conselho de Transporte Público, o Ministério do Meio Ambiente, o Governo Regional, organizações da sociedade civil e de outros municípios de Santiago”, explicou a prefeita de Santiago, Carolina Tohá. “Graças a esta ação em conjunto, temos sido capazes de avançar em projetos locais com maior impacto na região metropolitana, como o sistema de bicicletas públicas, o Plano Centro, a Zona verde e a duplicação de infraestrutura para bicicletas”, complementa Carolina Tohá.  

Cycling Games-3
Programa de educação infantil para estimular o uso da bicicleta

As duas menções honrosas foram para as duas finalistas: Windohoer, na Namíbia, uma das finalistas da edição 2017 do prêmio, modernizou e expandiu de forma significativa seu sistema de transporte público. A segunda foi Curitiba, no Brasil, por ter melhorado a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, criado uma base de dados para o transporte público e inaugurado um sistema de compartilhamento de bicicletas elétricas.

Todas as três cidades, a vencedora Santiago, e as duas menções honrosas para Windohoer e Curitiba, receberão as premiações em janeiro de 2017 durante a cerimônia em Washington, nos Estados Unidos, de celebração do Sustainable Transport Award (STA).

Desde 2005, o prêmio é concedido anualmente a uma cidade que tenha implementado iniciativas para melhorar a mobilidade de pedestres, ciclistas e usuários do transporte público, assim como reduzir a emissão de gases do efeito estufa durante o ano anterior. As cidades vencedoras do Sustainable Transport Award (STA) são escolhidas por um comitê, do qual fazem partes os maiores especialistas e organizações atuantes internacionalmente na área de mobilidade sustentável e transportes. Em 2016, o Comitê Diretor do prêmio foi formado por:

  • Institute for Transportation and Development Policy (ITDP)
  • TransitCenter
  • The World Bank
  • WRI Ross Center for Sustainable Cities
  • GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit)
  • Clean Air Asia
  • Clean Air Institute
  • ICLEI – Local Governments for Sustainability
  • CODATU
  • Despacio

Saiba mais sobre o Sustainable Transport Award (STA) em staward.org

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content