fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

ITDP cria indicador para avaliar o ritmo de crescimento da infraestrutura de transporte nas cidades

20140110_ITDP_StefanoAguiar_059

Os sistemas de transporte precisam acompanhar o ritmo de crescimento e desenvolvimento das cidades. Em 30 anos, a população urbana mundial deverá alcançar a marca de 6,4 bilhões de pessoas, quase o dobro dos atuais 3,4 bilhões. Desse modo, o aumento dos investimentos em transporte público de alta e média capacidade é indispensável para a promoção de cidades sustentáveis que ofereçam boa qualidade de vida e acesso à oportunidades da vida urbana para todos.

O ITDP realizou um estudo em nove países para avaliar se a expansão dos sistemas de transporte está acompanhando o ritmo de crescimento da população urbana. Para avaliar esse progresso, a equipe do ITDP desenvolveu o indicador de transporte de média e alta capacidade por residente, ou RTR (da sigla em inglês para Rapid Transit to Resident).

O RTR é calculado pela razão entre a extensão total da rede de transporte de média e alta capacidade e a população em aglomerações urbanas com mais de 500.000 habitantes, expresso em quilômetros existentes para cada um milhão de habitantes. Apesar de algumas limitações (ele não considera, por exemplo, a densidade populacional no entorno dos corredores de transporte e a capacidade de atendimento da demanda de deslocamentos de cada modo de transporte), este indicador permite avaliar de forma efetiva se o ritmo de crescimento da infraestrutura em escala nacional condiz com o crescimento demográfico nas áreas urbanas, bem como comparar o desempenho entre diferentes países.

O RTR da França – 30,2 – é muito superior a todos os outros países, incluindo o dos EUA, 8,8 (veja o gráfico acima). Isso indica que as pessoas nas áreas urbanas do país, acessam mais facilmente sistemas de transporte público, que lhe possibilita acessar oportunidades de trabalho, educação, cultura e lazer.

Apesar dos aumentos populacionais nesses países, todos eles tiveram crescimento positivo de seus respectivos RTR ao longo dos últimos 30 ano, aumentando a infraestrutura de transporte para as suas populações. Colômbia, México e China apresentam um forte crescimento. Para o Brasil, espera-se um rápido crescimento entre 2014 e 2016, em virtude dos investimentos feitos para receber os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016.

Um dos fatores que pode limitar a expansão do transporte de média e alta capacidade são os altos custos para implementação de infraestrutura. Como a implementação de sistemas de BRT tem custo inferior ao do metrô e VLT, este tipo de sistema pode permitir que países em desenvolvimento expandam suas infraestruturas de transporte de média e alta capacidade em ritmo que acompanhe o  crescimento populacional. Ao priorizar aimplementação de sistemas de BRT, países como Colômbia e México estão avançando rapidamente na expansão de seus sistemas de transporte e, se mantiverem este ritmo de crescimento, terão RTRs maiores que o dos Estados Unidos em um prazo de cinco a dez anos.

grafico_web (1)

No entanto, cabe ressaltar que a escolha por uma infraestrutura de transporte não deve ser pautada exclusivamente pelos custos para sua implantação e operação, mas deve considerar também a capacidade para atender à demanda de transporte e estar alinhada com o plano de desenvolvimento urbano das cidades.

A expansão da infraestrutura de transporte público nas áreas urbanas é um grande desafio que deve ser enfrentado com o objetivo de atender as  necessidades sociais, econômicas e ambientais das cidades. Diante desse cenário, o ITDP vai aprofundar o estudo e aplicação do indicador RTR, de modo que no futuro possa levantar informações sobre mecanismos de  financiamento que alavanquem a expansão da infraestrutura de transporte de média e alta capacidade e contribuam para construir um futuro melhor nas cidades.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content