fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Princípios de Mobilidade Compartilhada para Cidades mais Humanas

O futuro da mobilidade nas cidades é multimodal e integrado

O rápido avanço do setor privado na tecnologia e inovação dos serviços de mobilidade, redes de transporte e veículos compartilhados traz consigo uma série de oportunidades e riscos. O iminente advento dos veículos autônomos, por exemplo, trará profundos impactos nas atividades econômicas, nos congestionamentos e no uso do solo urbano. Ao mesmo tempo, o espaço viário nas cidades é um recurso finito e cada vez mais escasso.

Um exemplo destas oportunidades e riscos relacionadas às novas tecnologias foi descrito por Robin Chase, co-fundador do Zipcar, uma das maiores empresas de compartilhamento de carros no mundo, ao apresentar os cenários do céu e do inferno para o futuro da mobilidade urbana: “o céu será onde os veículos autônomos forem totalmente compartilhados, reduzindo os congestionamentos e com melhores espaços públicos e acessibilidade para todos. Já o inferno será onde houver mais propriedade individual de veículos entupindo as ruas, com desenvolvimento do solo centrado no automóvel e um maior espraiamento urbano.”

A forma como o fluxo de pessoas e veículos é gerenciado define a qualidade de vida e o acesso a oportunidades para bilhões de pessoas. Queremos garantir que os recentes avanços em tecnologia, sistemas operacionais, modelos de negócio e de propriedade resultem em cidades mais humanas, justas e sustentáveis.

Para ajudar as cidades a chegarem mais perto do céu, o ITDP e um time de especialistas em transportes, entre eles Robin Chase, lançaram os 10 Princípios de Mobilidade Compartilhada para Cidades mais Humanas.

Trata-se de uma série de fundamentos que podem auxiliar tomadores de decisão a alcançarem melhores resultados para as cidades do futuro. Além do ITDP, outras sete instituições que atuam com o tema da mobilidade urbana ajudaram a desenvolver estes princípios: C40 Cidades, ICLEI, NRDC, SLoCaT, Rocky Mountain Institute, Shared-Use Mobility Center e WRI Cidades Sustentáveis.

Os princípios aqui apresentados são tratados de maneira ampla. A execução destes princípios dependerá do esforço de todas as partes envolvidas no processo, com um papel especial para governos proativos, que apliquem regulamentações apropriadas aos contextos locais, usando todas as ferramentas disponíveis dentre suas competências de atuação.

 

gráfico traduzido e adaptado pelo WRI Cidades Sustentáveis

 


Princípios da Mobilidade Compartilhada

1- Planejamos nossas cidades e sua mobilidade juntas. A maneira como as cidades são construídas determina as necessidades de mobilidade e como elas podem ser melhor atendidas. O desenvolvimento, o design urbano e os espaços públicos, os regulamentos de construção e zoneamento, os requisitos de estacionamento via legislação e outras políticas de uso do solo devem incentivar cidades compactas, acessíveis, viáveis ​​e sustentáveis.

.

2- Priorizamos as pessoas sobre os veículos. A mobilidade das pessoas e não dos veículos deve estar no centro da tomada de decisões e do planejamento de transportes. As cidades devem priorizar a caminhada, o ciclismo, os transportes públicos e outras mobilidades compartilhadas eficientes, bem como a sua interconectividade. As cidades devem desencorajar o uso de carros, táxis de passageiro único e outros veículos de grande porte que transportam uma pessoa.

.

3- Apoiamos o uso compartilhado e eficiente de veículos, ruas, calçadas e terrenos. O planejamento e as políticas de transporte e uso do solo devem minimizar o uso das ruas e do espaço de estacionamento por pessoa e maximizar o uso de cada veículo. Nós desencorajamos o excesso de construções, veículos grandes e infraestruturas de grande porte, bem como a oferta excessiva de estacionamento.

.

4- Engajamos com as partes interessadas. Os residentes, os trabalhadores, as empresas e outras partes interessadas podem sentir impactos diretos sobre suas vidas, seus investimentos e seus meios de subsistência através da transição que se desenrola para veículos compartilhados, sem emissões e, em última instância, autônomos. Nos comprometemos a envolver ativamente esses grupos no processo de tomada de decisão e apoiá-los à medida que avançamos com essa transição.

.

5- Promovemos a equidade. Os acessos físico, digital e financeiro a serviços de transporte compartilhados são bens públicos valiosos e precisam de um desenvolvimento inteligente para garantir que o uso seja possível e acessível a todas as idades, gêneros, faixas de renda e habilidades.

.

6- Conduzimos a transição para um futuro de emissões zero e energia renovável. As frotas de transporte público e de uso compartilhado vão acelerar a transição para veículos de emissão zero. Os veículos elétricos devem, em última instância, ser alimentados por energia renovável para maximizar os benefícios ao clima e à qualidade do ar.

.

7-Apoiamos tarifas justas aos usuários de todos os modos de transporte. Todo veículo e modo de transporte devem pagar uma parcela justa por usar as ruas, pelos congestionamentos, pela poluição e o uso do espaço de calçada. A tarifa justa deve levar em consideração os custos operacionais, de manutenção e sociais.

.

8- Buscamos benefícios públicos através de dados abertos. A infraestrutura de dados derivada de serviços de transporte compartilhado deve permitir a interoperabilidade, a concorrência e a inovação, garantindo simultaneamente a privacidade, a segurança e a prestação de contas para a sociedade.

.

9- Trabalhamos por uma rede de transportes integrada, conectada e eficiente. Todos os serviços de transporte devem ser integrados e cuidadosamente planejados entre operadores, geografias e modos complementares. A complementação entre diversos modos deve ser facilitada através de conexões físicas, pagamentos integrados e informações combinadas. Todas as possibilidades devem ser usadas para melhorar a conectividade de pessoas e veículos com redes de internet sem fio.

.

10- Apoiamos que veículos autônomos em áreas urbanas densas sejam compartilhados. Devido ao potencial de transformação da tecnologia dos veículos autônomos, é fundamental que todos façam parte de frotas compartilhadas, bem reguladas e com emissão zero. As frotas compartilhadas podem proporcionar acesso mais barato a todos, maximizar a segurança das pessoas, aumentar os benefícios da redução de emissões, garantir que as atualizações de manutenção e software sejam gerenciadas por profissionais e efetivar a promessa de reduzir veículos, estacionamentos e congestionamentos, em concordância com políticas mais amplas para reduzir o uso de carros pessoais em áreas urbanas densas.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content