fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Infográfico aponta onde estão as pessoas e o transporte na cidade de São Paulo


O ITDP Brasil e o WRI Brasil Cidades Sustentáveis apresentam
infográfico com dados do indicador PNT para a cidade de São Paulo. O PNT, da sigla para o termo original em inglês People Near Transité um indicador que mensura o percentual da população de uma cidade ou região metropolitana que reside em um raio de até 1 km de estações de sistemas de transporte público de média e alta capacidade.

Apesar de possuir a maior rede de transporte público do Brasil, apenas 25% da população de São Paulo vive próxima a uma estação de transporte público de qualidade.

Para Clarisse Cunha Linke, diretora-executiva do ITDP Brasil, “a rede de transporte público de qualidade em São Paulo é insuficiente para atender à demanda existente. Quanto mais pessoas viverem próximas às estações de transporte, melhor será o seu acesso aos bens, serviços e empregos oferecidos na cidade. Além disso, o aumento do acesso ao transporte pode contribuir para a redução da histórica desigualdade social, tão presente nas cidades brasileiras. Por isso, é preciso investir em alternativas mais rápidas, menos onerosas e que apresentem soluções mais sustentáveis do que o automóvel”, explica.

O infográfico mostra que São Paulo tem um PNT muito baixo (25%) se comparada a outras metrópoles mundiais, a exemplo de Rio de Janeiro (47%), Cidade do México (48%), Pequim (60%), Nova Iorque (77%) e Paris (100%).

Para que as pessoas possam se deslocar com eficiência e conforto e estejam dispostas a reduzir o uso do automóvel, a cidade precisa oferecer uma vasta rede de transportes acessível e de qualidade. Se forem implementadas as metas previstas para o transporte público no Plano Diretor de São Paulo e no Programa de Corredores Metropolitanos (EMTU) para o ano de 2025, a cidade pode ter uma melhora considerável na garantia desse acesso. Cerca de 70% da população de São Paulo viverá a uma distância de até 1 km das estações de transporte público e a cidade terá um PNT próximo ao de algumas cidades conhecidas por sua extensa rede de transportes, como Nova Iorque.

Apesar do crescimento da demanda por transporte coletivo na cidade de São Paulo, ele ainda é menos atrativo que o individual. Um dos fatores que contribuem para essa baixa atratividade é o percentual muito alto de ônibus que circulam fora de corredores ou faixas exclusivas –  segundo dados do Plano de Mobilidade de São Paulo, aproximadamente 87% das vias por onde trafegam os ônibus são compartilhadas por outros veículos, de forma que o transporte coletivo sofre tanta interferência do tráfego quanto os carros.

Além disso, o desequilíbrio na distribuição do transporte e das oportunidades na cidade gera a necessidade de um número maior de viagens de pessoas e transporte de bens, acentuando a desigualdade socioeconômica e gerando uma série de impactos negativos para a sociedade como um todo. O PNT poderá ser incrementado se além da expansão da rede forem promovidos o adensamento e qualificação das áreas de entorno das estações de transporte. Assegurar o acesso ao transporte público é uma das maneiras de garantir o direito à uma cidade justa e sustentável.

Clique aqui para fazer o download do infográfico

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo