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Pacto Metropolitano vai implementar PLAMUS em Florianópolis

Assinado dia 18 de abril, o Pacto Metropolitano de Florianópolis implantará o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (PLAMUS), que tem como prioridade o desenvolvimento do transporte público coletivo e melhorias na infraestrutura para pedestres e ciclistas. O PLAMUS foi desenvolvido pelo consórcio formado pelas empresas Logit, Strategy& e MachadoMeyer. Em 2014, o ITDP Brasil foi convidado a facilitar três oficinas como parte das atividades de participação social do Plano.

O objetivo das oficinas de projeto urbano foi promover um exercício projetual com novas abordagens para os espaços públicos dedicados à mobilidade da região. Três exercícios foram propostos: Projeto de vias compartilhadas; Projeto de espaço público para mobilidade; Projeto de reconversão e urbanização junto a vias expressas. Foram escolhidas três áreas de intervenção com especificidades diferentes, permitindo um debate rico entre as diferentes propostas.

As oficinas lideradas pelo ITDP Brasil contaram com a participação do arquiteto Michael King, da Nelson/Nygaard Consulting Associates, especialista em projetar ruas e redes viárias completas há mais de 20 anos. Com 57 participantes, as oficinas contaram com representantes da sociedade civil, de instituições acadêmicas e do setor público, que fizeram análises e proposições com base no conceito de ruas completas, com velocidades reduzidas e mais agradáveis e seguras para pedestres e ciclistas.

Danielle Hoppe, gerente de Transportes Ativos e Gestão da Demanda por Viagens do ITDP Brasil, participou da coordenação das atividades e destacou a importância de envolver e capacitar técnicos e sociedade civil para pensar a cidade a partir do ponto de vista do pedestre. “É importante que os planos de mobilidade consigam articular projetos estruturais e de grande escala, como corredores de transporte público, com projetos na escala do pedestre e do ciclista, pois são eles os seus usuários. Precisamos facilitar tanto a circulação destes pela cidade, quando o seu acesso aos sistemas de transporte”, concluiu a urbanista, mestre em Planejamento Urbano pela McGill University (Montreal, Canadá). A proposta de realização de um plano de mobilidade urbana para a região metropolitana da capital catarinense partiu da SC Parcerias, empresa pública do Governo do Estado de Santa Catarina responsável por parcerias público-privadas. 

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