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Perícia deve ser independente no desabamento da ciclovia da Niemeyer, no Rio de Janeiro

Hoje de manhã no Rio de Janeiro mais de 50 metros da ciclovia da Niemeyer desabaram no mar, deixando ao menos 5 vítimas (algumas fatais, ainda não temos informações precisas). A ciclovia da Niemeyer é um desejo antigo dos ciclistas cariocas, tem 3,9km de extensão, 11 acessos e liga o bairro do Leblon a São Conrado.

Atualmente nas cidades brasileiras percebemos que a importância da fase de elaboração dos projetos das infraestruturas tem sido subestimada e fica em segundo plano. A legislação federal existente estimula essa prática ao permitir que obras sejam contratadas sem projetos executivos completos. Maior importância tem sido dada à agilidade de contratações, em detrimento da qualidade do projeto e muitas vezes, da segurança da população.

A ciclovia da Niemeyer é um elevado litorâneo; em uma região de alto risco e cujo projeto deve levar em conta a variação das condições do mar e prever com segurança sua resistência inclusive a possíveis eventos extremos (o que não foi o caso). Por que a infraestrutura para bicicleta recebe menos atenção e segurança do que o carro e outros modos de transporte?

No caso do incidente de hoje, a estrutura da ciclovia cedeu não após um evento climático extremo imprevisto. Foi após uma ressaca comum, frequente e previsível na orla da cidade em menos de quatros meses após a inauguração. As elevações do nível do mar já acontecem por diversas causas e fatores.

De qualquer forma já há algum tempo academia, técnicos e sociedade civil organizada (como o ITDP Brasil) alertam os governos municipais sobre como a elevação do nível do mar pode afetar as infraestruturas de mobilidade e transporte nas cidades brasileiras. Obviamente as causas exatas desse incidente – que vitimou de forma fatal ao menos duas pessoas – só serão esclarecidas após um transparente e rigoroso processo de perícia. Mas é indispensável que esse processo avalie o grau de vulnerabilidade de toda a ciclovia sendo uma infraestrutura costeira.

É imprescindível também que esse parecer e avaliação geotécnica sejam realizados de forma independente e imparcial, não pela empresa responsável pela construção da ciclovia.  Muito mais do que os milhões de reais gastos na reestruturação da encosta da Niemeyer e na implementação da ciclovia, hoje ela custou vidas. Isso é imperdoável e não tem preço.

#cicloviadaniemeyer
#periciaindependenteja

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