fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Mobilize Santiago: Entrevista Marielle Franco

O ITDP fez uma série de entrevistas com palestrantes e pesquisadores que participaram do MOBILIZE Santiago, evento internacional que aconteceu em junho deste ano com a participação de diversas organizações, representantes do poder público e pesquisadores de diversas partes do mundo para discutir políticas de transporte e mobilidade urbana.

No evento, uma das falas da plenária principal foi de Marielle Franco,  vereadora e socióloga do Rio de Janeiro. Nascida e criada no Complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro, Marielle é uma das seis mulheres da câmara municipal do Rio, que tem ao todo 51 membros. Ela coordenou o processo de aprovação da lei que permite às mulheres cariocas solicitarem parada dos ônibus urbanos fora dos pontos de embarque e desembarque durante a noite. A medida introduz questões de gênero no âmbito da mobilidade e amplia a segurança das mulheres que voltam para casa todas as noites, depois de um dia de trabalho ou estudo. Ela foi entrevistada pelo ITDP Global.

ITDP: O tema da conferencia MOBILIZE Santiago foi que as “cidades justas sejam a nova norma.” Até qual ponto o Rio de Janeiro chega a esse ideal?

Marielle Franco: O Rio de Janeiro não é uma cidade justa, democrática e igualitária. Infelizmente, também com relação à mobilidade, continua sendo uma cidade desigual. Há uma valorização de algumas áreas, por exemplo, Centro e Zona Sul, em detrimento de uma parte da Zona Oeste, falando especificamente dos bairros de Santa Cruz e Cosmos, por exemplo.

 

O que você aprendeu, no caso da experiência de Santiago, durante o MOBILIZE?
Estou surpresa com Santiago. Acho que é uma cidade oferece a possibilidade de vivermos a urbanidade a pé. Ao mesmo tempo, para grandes deslocamentos, percebi que há integração dos modos, especialmente metrô. Também, é claro, é sempre surpreendente olhar a Cordilheira dos Andes a partir de uma estação de metrô.

Como aprendizado, discutir com pessoas que fizeram parte de projetos de intervenções urbanas, ações, planejamentos e pesquisas, e que estão apresentando cases grandiosos no Mobilize, foi uma oportunidade de pensar como implementar políticas mais integradas.

Como que a experiência de ter nascido e criada na Maré passa a você uma perspectiva diferente do que a maioria das pessoas que trabalha na área de mobilidade?

No dia-a-dia de quem precisa fazer grandes deslocamentos, parte do cotidiano acontece dentro do ônibus, no metrô. As horas de espera, a dificuldade para conseguir informações sobre a melhor rota a fazer e a experiência de pegar o caminho errado e ter que fazer integrações desnecessárias.

Até fazer universidade, eu não conhecia a cidade mesmo tendo nascido e vivido sempre no Rio. O acesso às oportunidades se amplia quando você amplia o repertório, quando você amplia o conhecimento, quando você está buscando o mundo. Caso contrário, se você não tem essas interlocuções, para ir para o hospital, por exemplo, para ir ao cinema, para ir para universidade, acaba ficando muito restrito àquela região. Logo você transita menos, sabe menos dos problemas que afetam a cidade como um todo e também não acessa as boas oportunidades. Essas experiências não são só minhas, centenas de milhares de mulheres circulam na cidade com dificuldades. Ter conhecido essa realidade me traz legitimidade para a atuação no legislativo municipal. Eu penso a política pública a partir dessas vivências.

O Rio investiu fortemente em transporte nos últimos cinco anos. Como você avalia o impacto desses megaprojetos na vida de moradores de comunidades e moradores de baixa renda na cidade?

A expectativa pela intervenção urbana era de maior qualificação, maior resultado. As opções feitas não foram discutidas como deveriam e apesar da promessa de maior circulação, acho que infelizmente o que ficou como legado [olímpico] é uma violação maior dos direitos sociais, e não uma circulação mais democrática pela cidade.

 

BRT TransOeste. foto: Beatriz Rodrigues, ITDP Brasil

O que você mudaria na forma como se faz planejamento urbano no Rio? O que é necessário para melhorar a vida dos cariocas de baixa renda?

Eu acho que as orientações para maior acesso à cidade e direito à cidade já estão num plano diretor que não é seguido. Acho que o desafio é pensar partindo das demandas que já existem, repensar as prioridades das favelas – saneamento, por exemplo, e outros direitos fundamentais.

Isso, claro, precisa fazer parte de um planejamento integrado. Com o que está previsto no plano diretor, construir diálogo com a população, que é afinal quem utiliza e quem busca os serviços. É fundamental pensar, por exemplo: “é realmente uma prioridade expandir a linha quatro do metrô até o [bairro do] Recreio dos Bandeirantes?”. Essa proposta vem sendo reforçada pelo secretário municipal de transportes, o vice-prefeito. É hora de olhar para o conjunto da cidade, e, nessa lógica, pensando em beneficiar uma população maior, os investimentos devem se concentrar em outra parte da Zona Oeste, que não é o Recreio.

Como que as cidades brasileiras estão funcionando no âmbito do clima político atual e no meio da crise econômica?

A crise também é uma oportunidade criativa. Nas cidades, existem diversas formas de construir alternativas e resistência. As pessoas se reorganizam. Os mototaxistas encontram formas de criar autorregulações, os movimentos sociais se oxigenam. A atual conjuntura política interfere diretamente na vida de todos. Infelizmente, a experiência de viver espaços públicos e circular pela cidade fica prejudicada, mas acho que a gente pode dar um salto de qualidade pensando nas alternativas. Isso se tiver diálogo entre sociedade civil e poder público, se houver planejamento, se falarmos de financiamento. Espero que na crise a gente possa pensar nos próximos anos, com horizontes melhores, reduzir tempo de deslocamentos, construir uma cidade mais acessível, garantir o direito à cidade na sua completude.


Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo