fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

ITDP Brasil no Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável

Foto: Fábio Nazareth/ITDP Brasil

 

De 14 a 28 de abril, o ITDP Brasil participou do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com o SEBRAE. O evento promoveu a discussão sobre o tema: “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”; e contou com a participação de pesquisadores, organizações da sociedade civil, gestores públicos e convidados internacionais.

Foto: Mariana Gil/WRI Brasil)

 

A diretora de programas do ITDP Brasil, Ana Nassar,  integrou a mesa de abertura de minicursos com ênfase em mobilidade urbana, promovidos pela Iniciativa Transformadora da Mobilidade Urbana (TUMI) durante o EMDS. A equipe do ITDP Brasil participou ativamente ministrando aulas sobre temas como eficiência energética, mobilidade ativa, segurança viária, gestão de demanda de viagens, participação social e Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS).

 

Foto: Fábio Nazareth/ITDP Brasil

 

Clayton Lane, CEO do ITDP, participou da sessão “Como a gestão da demanda de viagens pode melhorar a mobilidade urbana em um cenário de recursos escassos” e compartilhou sua experiência no tema, destacando a importância das políticas públicas voltadas para a redução do uso do automóvel e alinhadas ao desenvolvimento de redes de transporte de média e alta capacidades, que tem como objetivo impactar a ação do indivíduo, que se sente motivado a trocar o carro pelo transporte público. “Retirar vagas de estacionamento ainda é uma questão muito emocional para as pessoas. Precisamos mostrar os benefícios sociais, econômicos e ambientais para que elas troquem o carro pelo transporte público”, afirmou Clayton.

 

Foto: Fábio Nazareth/ITDP Brasil

 

Clarisse Cunha Linke, diretora executiva do ITDP Brasil, foi uma das convidadas do painel “Como transformar as cidades através do transporte a pé e de bicicletas”, mesa que teve moderação de Paula Santos, coordenadora de mobilidade urbana e acessibilidade do WRI Brasil e contou com a participação João Paulo Amaral, representante do Bike Anjo e da União de Ciclistas do Brasil (UCB) e Fábio Damasceno, Secretário de Mobilidade do Distrito Federal. Clarisse levantou questões sobre a necessidade de entender o que é responsabilidade do poder público ou do setor privado, e nesse sentido, discutir qual é a função do espaço público. “É importante ter um novo entendimento dos espaços públicos para que seja possível retomar a confiança de que a cidade pode ser um lugar interessante para estar”, avaliou.
O EMDS contou com a participação de mais de oito mil pessoas, entre elas 18 delegações internacionais, tendo 1.089 municípios representados com 426 prefeitos e vice-prefeitos. O encontro teve como objetivo organizar as propostas de melhoria e aperfeiçoamento de gestão, a partir de agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável, fomentando a construção e a pactuação de alternativas para o enfrentamento da grave situação fiscal dos municípios brasileiros.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo