fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Versão 2.0 do Índice de caminhabilidade traz indicadores aprimorados

O ITDP Brasil acredita que a caminhada é o meio de transporte mais fundamental, sustentável e democrático das pessoas na cidade. Estima-se que em cidades brasileiras com mais de 60.000 habitantes, 36% das viagens são realizadas a pé até os seus destinos (ANTP, 2014). O alto percentual de viagens feitas a pé acentua a importância de se desenvolver ferramentas para analisar a qualidade de espaços urbanos sob o ponto de vista do pedestre, assim como fomentar investimentos em infraestrutura para pedestres nas cidades brasileiras.

O termo caminhabilidade (walkability em inglês) remete às condições do espaço urbano vistas sob a ótica do pedestre. O Índice de Caminhabilidade (iCam) é uma ferramenta que permite mensurar as características do ambiente urbano determinantes para a circulação dos pedestres, bem como apresentar recomendações a partir dos resultados obtidos na avaliação.

Foto: ITDP Brasil

A primeira versão do iCam foi lançada em 2016 pelo ITDP Brasil, resultante de uma parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Pública Arquitetos. A ferramenta encontrou boa receptividade dentre diversos públicos: de técnicos e gestores municipais a acadêmicos e organizações da sociedade civil. Ao longo de 2016 e 2017 o iCam foi objeto de discussões, apresentações e oficinas. Destes encontros emergiram propostas de readequação e aperfeiçoamento de indicadores para os temas avaliados (categorias), simplificação da coleta de dados, sistematização de dados e informações, com o objetivo de aumentar o potencial de aplicação da ferramenta nas cidades brasileiras. Deste processo resultou uma composição mínima do índice, sem prejuízo à capacidade da ferramenta em apresentar um diagnóstico amplo e preciso da experiência do pedestre na cidade.

A versão 2.0 do iCam é composta por 15 indicadores agrupados em seis diferentes categorias. A publicação Índice de Caminhabilidade Versão 2.0 – Ferramenta apresenta a metodologia de avaliação, formulários para o levantamento de campo e planilhas de cálculo para os resultados finais, com o intuito de oferecer uma ferramenta capaz de avaliar as condições do espaço urbano e monitorar o impacto de ações de qualificação do espaço para uso do pedestre.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content