fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Previsão de custos e garantia de recursos financeiros

A Oficina de Troca de Experiências em BRT, realizada em setembro de 2017 pelo ITDP Brasil, gerou contribuições significativas sobre os principais desafios e questões transversais identificados por gestores e operadores, no planejamento e gestão de sistemas BRT. Neste sexto e último post, exploramos o tema de previsão de custos e garantia de recursos financeiros.

A implantação de sistemas de BRT é relativamente recente, se comparada à existência de sistemas de ônibus e sistemas metroferroviários. As contribuições levantadas pelos participantes e pelos órgãos de seleção e financiamento indicaram a necessidade de um maior grau de detalhamento sobre o custo relativo à operação e manutenção dos sistemas.

Neste aspecto, alguns atores questionaram a relevância de se contar com estações de infraestrutura complexa, em especial em áreas de baixa demanda. Como sugestão, foi colocada a possibilidade de formação de um grupo técnico entre poder concedente e operadoras para detalhar custos relacionados à infraestrutura do sistema. Foram também debatidas formas de ceder a manutenção da infraestrutura em conjunto com a operação dos sistemas. É importante que nesta eventual cessão sejam definidas as responsabilidades de cada ator frente a desafios como segurança pública, transparência de custos e dados de operação.

Foto: Marcel Crozet, Flickr

Por outro lado, os recursos para sustentabilidade dos sistemas no longo prazo também foram discutidos, como alternativas de custeio da operação do sistema de BRT e de sua integração com a rede de transporte público, seja por meio de fontes vindas do próprio sistema (receitas acessórias), da utilização de modos menos sustentáveis (contribuições aportadas por usuários de automóveis privados a um fundo de mobilidade) ou do desenvolvimento urbano e da valorização imobiliária decorrente da implantação dos corredores

Leia as publicações anteriores:


Integração na gestão e governança


Engajamento de usuários e de recursos humanos


Compartilhamento de soluções técnicas


Continuidade política, regulação e contratos


Inovação e aplicação de dados na gestão

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content