fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Produção imobiliária e mobilidade urbana no Brasil

O padrão de urbanização que vigora há algumas décadas no Brasil e em outras partes do mundo é uma das principais causas dos problemas de mobilidade enfrentados atualmente. Este padrão é marcado pelo espraiamento urbano, pela priorização do automóvel, pela segregação socioespacial e pelo desequílibrio territorial na oferta de oportunidades.

Grande parte dos empreendimentos imobiliários propostos recentemente nas principais capitais brasileiras não trazem contribuições significativas a esse cenário. Eles seguem um modelo de projeto voltado para conveniência da posse, utilização e dependência de automóveis nos deslocamentos cotidianos.

Para dar início a uma análise crítica da produção imobiliária no país, o ITDP Brasil realizou a avaliação (tendo como base os critérios do Padrão de Qualidade TOD) de dois grandes empreendimentos: Ilha Pura, no Rio de Janeiro; e Conjunto Nacional, em São Paulo. Com o objetivo de aprofundar o debate acerca da produção imobiliária no país, o ITDP Brasil convida a todos os interessados no tema para o evento “Produção imobiliária e mobilidade urbana no Brasil”, na próxima terça-feira, dia 22/3, às 18h30 no Studio-X Rio.

Serão três debatedores convidados para conversar com o público: Vinicius Netto, PhD em Advanced Architectural Studies (University College London, UCL) e professor-adjunto da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF); Iury Lima, administrador pela FGV, empreendedor e fundador do Bairro da Gente; Clarisse Cunha Linke, diretora-executiva do ITDP Brasil e mestre em Políticas Sociais, ONGs e Desenvolvimento pela London School of Economics (LSE).

Evento: Produção imobiliária e mobilidade urbana no Brasil

Data/horário: 22/3, 18h30 às 21h

Local: Studio-X Rio – Praça Tiradentes, 48, Centro, Rio de Janeiro

O evento é gratuito, aberto ao público, com número de vagas limitadas (sujeito à lotação do espaço). Faça sua inscrição aqui.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content