fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Cidade Universitária no Rio vai ganhar sistema de bicicletas compartilhadas

 

O campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, localizado na Ilha do Fundão, vai ganhar 29 bases do sistema de bicicletas compartilhadas Bike Rio, com capacidade para receber 400 bicicletas ao total. A maior base ficará próxima a estação do futuro corredor de BRT que atenderá a região, e irá disponibilizar 100 bicicletas para os usuários.

O projeto foi elaborado pelo ITDP Brasil, e buscou definir os parâmetros para um sistema de bicicletas compartilhadas que atenda à demanda de deslocamentos internos de moradores, estudantes, visitantes e trabalhadores da Ilha do Fundão. O novo sistema contará com estações fixas de capacidades variadas e permitirá a retirada e devolução automática de bicicletas em cada uma das estações.

A proposta para o sistema de bicicletas compartilhadas foi elaborada a partir das diretrizes estabelecidas no Guia de Planejamento de Sistemas de Bicicletas Compartilhadas, publicação lançada este ano pelo ITDP, que identificou as melhores práticas internacionais de planejamento e implementação de sistemas de bicicletas compartilhadas.

O sistema será implementado com recursos do chamado Fundo Verde. O Fundo Verde da UFRJ é fruto de uma parceria entre a UFRJ, a Light e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, que isenta a universidade do ICMS da conta de luz para que o recurso seja investido em projetos sustentáveis no campus da Cidade Universitária.

Acesse aqui o projeto de sistema de bicicletas compartilhadas para a Cidade Universitária da UFRJ, criado pelo ITDP Brasil.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content