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Bicicletas Compartilhadas no Rio de Janeiro

BH | DF | SP | Metodologia | Planejamento e desempenho
Arranjos Institucionais e Financiamento | Contratos com Usuários
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O BikeRio foi o primeiro sistema de terceira geração em funcionamento no Brasil, iniciando suas operações em outubro de 2011 (um sistema anterior, o Pedala Rio, esteve em operação entre 2008 e 2011, mas foi desativado). Em junho de 2015 contava com 260 estações. É o sistema com maior número de viagens por dia entre os quatro sistemas analisados (5.554 viagens / dia) e também o que apresentou os melhores indicadores de desempenho. O instrumento jurídico que regula o sistema é uma “concessão de espaço público para implantação, manutenção e operação de sistema de bicicletas públicas”, com vigência de 60 meses. A Prefeitura do Rio de Janeiro designou a Secretaria Municipal da Casa Civil, através da Superintendência de Planejamento Imobiliário, para a gestão do contrato firmado com a empresa Serttel/Samba e com o patrocinador (Itaú).

Mapa RJ

Em junho de 2015 o sistema contava com 165.372 usuários cadastrados. O horário de funcionamento é das 6h às 00h (com devolução permitida 24 horas por dia). A franquia de tempo (viagem sem custo adicional) é de 1h. O BikeRio possui duas modalidades de passe: mensal (R$ 10) ou diário (R$ 5). O contrato estabelecido com a operadora não prevê periodicidade no fornecimento de relatórios operacionais, nem o detalhamento das informações, mas define que a operadora deverá disponibilizar todas as informações “sempre que solicitado pelo poder concedente”.

 


O BikeRio pela Transporte Ativo *

Em uma época onde todos diziam ser uma loucura implantar qualquer sistema de bicicletas públicas no hemisfério sul, uma empresa pernambucana, a Serttel, teve garra e lançou o primeiro programa de bicicletas públicas do hemisfério sul, no Rio de Janeiro, em dezembro de 2008, apenas 18 meses após o lançamento do Velib, nome dado ao sistema parisiense, uma referência mundial. Desde então, a Transporte Ativo (T.A.) atua como parceira do programa, avaliando o sistema e passando informações para a empresa concessionária. Ao longo desse percurso, identificamos dezenas de desafios e propusemos diversas soluções, algumas acatadas como os Cubos Nexus e outras nunca acatadas, como os pneus Slick. Outras estão em andamento e em breve devem ir para as ruas.

Ao fechar contrato de patrocínio com o banco Itaú, a empresa sugeriu que o apoio dado a T.A. continuasse, mas o banco optou assumir isso. Várias das parcerias do banco com a sociedade civil hoje são fruto desta parceria anterior da T.A. com a empresa. À época, sugerimos ainda ao patrocinador que abraçasse em cada cidade uma organização local que pudesse realizar o mesmo trabalho que já vínhamos realizando na capital fluminense. Temos passado ao patrocinador e a concessionária não só dicas e necessidades dos cidadãos usuários do sistema, mas também fatos e dados de outros sistemas semelhantes ao redor do mundo, assim como dicas praticas e técnicas para aperfeiçoamento do sistema.

* A Associação Transporte Ativo é uma Organização da Sociedade Civil voltada para qualidade de vida através da utilização de meios de transporte à propulsão humana nos sistemas de trânsito. Atuante desde a década de 1990, a entidade foi formalizada em 2003, visando somar esforços e abrir canais formais de diálogo com o governo e a sociedade.

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