fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Balanço Anual da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte

ITDP Brasil contribuiu com a revisão da estrutura do balanço e dos indicadores do Plano municipal

Gláucia Maia, analista de infraestrutura do Ministério das Cidades, durante a revisão dos indicadores do Balanço em 2016. Foto: Guilherme Lara C. Tampieri (Movimento Nossa BH)

O Balanço Anual de Mobilidade Urbana de 2016 da cidade de Belo Horizonte (referente ao ano-base de 2015) foi apresentado publicamente na segunda quinzena de janeiro de 2017. O documento é resultado da união de esforços do poder público e sociedade civil para a revisão dos indicadores monitorados pelo Observatório de Mobilidade de Belo Horizonte (ObsMob-BH).

O ObsMob-BH é ligado à Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) e tem como missão dar transparência e garantir a mobilização de atores da sociedade civil, do poder público e do setor privado no acompanhamento do Plano Diretor de Mobilidade de Belo Horizonte (PlanMob-BH). Instituído por meio do decreto 15.317 de 3 de setembro de 2013, o ObsMob-BH tem sido um facilitador para a participação social no que se refere à discussão sobre mobilidade urbana na capital de Minas Gerais, representando um exemplo concreto de mecanismo permanente de participação para outras cidades.

A produção do Balanço constitui uma etapa fundamental de monitoramento e controle social. O ITDP Brasil e o Movimento Nossa BH  apoiaram a revisão de parte do conteúdo e atuaram na coordenação da revisão participativa de indicadores que serviram de insumo para a revisão técnica do PlanMob-BH.

Além do Balanço Anual, foi publicada também uma planilha de dados abertos com os 67 indicadores apurados, divididos em seis temas principais: divisão modal e frota; pedestres; urbano e ambiental; bicicleta; transporte coletivo; e trânsito e segurança. O ITDP acredita que esta atualização contribuirá para o aprimoramento e transparência dos mecanismos de avaliação das políticas públicas e garantirá maior eficácia à implementação do PlanMob-BH.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content